Pe Miguel Barros

Pe. Miguel Barros, 1923-2010, sendo a história de uma vida de amor e dedicação aos jovens e duma persistente vivência nos ideais de D. Bosco.
De um grupo de 8 irmãos, rapidamente se encaminhou dentro dos caminhos de um seminário, principalmente pela grande amizade familiar de um padre Salesiano Italiano “Guido Setti”. Depois de começar no colégio Salesiano das Oficinas de S. José em Lisboa, estuda filosofia e teologia já nos Salesianos do Estoril, começando a dar aulas no início dos anos 40.
Nesta altura, um grupo de alunos, fascinados pelos feitos das Selecções Nacionais de Hóquei em Patins pelos Europeus e Mundiais, lança um desafio de criar uma equipa de hóquei em patins na Escola. Mesmo sem conhecer bem o desporto e as regras, munidos de cabos de vassoura, sapatilhas e bola de trapos, começam a treinar no pórtico da escola e a realizar até alguns jogos particulares.
Em 1951 faz a sua ordenação e recebe destes alunos como prenda, uns patins, um setique e uma bola, levando-o então a decidir levar este desporto e a sua aprendizagem muito mais a sério.
Em 1952 aceita um convite para abrir uma missão num colégio Salesiano em Moçambique, e fica ainda mais motivado, pela notícia da existência de um ringue bom para a modalidade na zona. Fez lá grandes feitos, e quando voltou a Portugal, e 1957, mais de metade dos atletas de Lourenço Marques, na altura, já lhe tinham passado pelas mãos.
De volta aos Salesianos do Estoril, decide reanimar o Hóquei em Patins, e em 1960, depois de uns feitos vistosos, dado à contrariedade de ver os seus atletas serem “convidados” para outro clube da linha, decide que só continua com um clube federado.

20 de Março de 1961, nasce a Associação da Juventude Salesiana.
Após 2 anos de gestação, a AJS começa a marcar presença no Hóquei Patins, ganhando a dupla de Campeões Regionais e Nacionais em Juniores em 1963.
Depois foi o que a seguir se viu, contando com o 1º Internacional logo em 1964 a que se seguiram mais 24 Atletas.
Os tempos áureos das décadas de 60 e 70 deram grande renome ao clube e ao seu fundador e treinador, Pe. Miguel Barros.
- “ A formação dos atletas neste clube, sempre se fez dentro dos princípios católicos e cristãos. Sempre se basearam os objectivos na camaradagem e na amizade. Não se trata de um clube para a “luta” e com um único princípio de vitória e campeonismo. “NÓS” sabemos ganhar e sabemos perder. Construímos jovens pela formação, pela educação e pelo desporto como um todo.” Refere numa das suas entrevistas.


A homenagem ao nosso Fundador Sr. Pe Miguel
Sem dúvida, o momento mais alto do nosso XVTorneio em Junho de 2009, muito acarinhado por todos os presentes, desde os representantes das várias entidades oficiais, dirigentes desportivos, antigos e actuais atletas e alunos, unânimes em afirmar esta homenagem como “um justo reconhecimento” por tudo o que o Padre Miguel ainda hoje representa na vida de todos, seja na Salesiana, no concelho de Cascais e de uma forma geral, no hóquei em patins nacional.Pelas suas mãos, ao longo de várias décadas de dedicada actividade educacional e desportiva, passaram centenas de jogadores do hóquei patinado. Hoje, este emérito homem de bem, pode orgulhar-se de ter dado à modalidade, célebres internacionais portugueses, como Chana, Sobrinho, José Virgílio, Picas e Piruças, entre muitos outros.
Também neste âmbito, a Associação de Patinagem de Lisboa decidiu associar-se a esta homenagem, condecorando o Padre Miguel com o seu mais alto galardão, o Colar de Honra ao Mérito, entregue na cerimónia por Vítor Martins e Luís Nascimento, respectivamente, antigo e actual presidentes daquela associação. Um prémio que “não é do Padre Miguel mas sim da Juventude Salesiana”, afirmou na ocasião o homenageado.


O evento contou ainda com um extraordinário momento de convívio proporcionado por um jogo de veteranos, onde o Padre Miguel pôde voltar a ver evoluir em cima dos patins muitas das suas antigas glórias, como Chana, José Virgílio, Piruças, Dinis, Raul Pereira, Artur Agostinho, Filipe Gaidão, Pedro Simões, Carlos Santos, João Paulo, Favinha e Tiago (Bubu).


PLAMARÉS A J SALESIANA

1963- Campeões Regionais de Juniores - Campeões Nacionais de Juniores

1965- Campeões Regionais de Juniores - Campeões Nacionais de Juniores- Campeões Regionais 2ª Divisão Seniores
1967- Campeões Regionais Iniciados
1968- Campeões Regionais de Juvenis - Campeões Nacionais de Juvenis- Campeões Regionais de Juniores - Campeões Nacionais de Juniores
1969- Campeões Regionais de Infantis - Campeões Metropolitanos de Juniores
1970- Campeões Regionais de Infantis - Campeões Regionais de Iniciados- Campeões Regionais de Juniores -Campeões Metropolitanos de Juniores- Campeões Nacionais de Juniores
1971- Campeões Regionais de Iniciados - Campeões Nacionais de Iniciados- Campeões Regionais de Juvenis - Campeões Nacionais de Juvenis- Campeões Regionais de Juniores - Campeões Metropolitanos de Juniores- Campeões 1ª Divisão. Seniores, Z. Sul
1972- Campeões Regionais de Infantis - Campeões Regionais de Iniciados- Campeões Nacionais de Iniciados - Campeões Nacionais de Juvenis
1973- Campeões Nacionais de Juvenis
1975/76- Campeões Nacional 1ª Divisão Seniores, Z. Sul - Campeões Regionais de Iniciados
1976/77- Campeões Regionais de Juvenis - Campeões Regionais de Juniores- Campeões de Reservas 1ª Divisão
1982/83- Campeões Regionais de Juvenis
1988/89- Campeões Regionais de Infantis - Campeões Regionais de Iniciados
1991/92- Campeões Distritais de Iniciados
1994/95- Campeões Distritais de Infantis B - Campeões Z. Sul (IIIª Divisão) Seniores
2000/01- Campeões Distritais de Infantis A
2002/03- Campeões Distritais de Juniores
2006/07- Campeões Distritais de Juniores- Vencedores da Taça APL