terça-feira, 1 de março de 2011


Sábado, 19 de Março. As equipas, os atletas, os dirigentes... Os pais e a familia... estiveram todos no pavilhão da AJS! A festa começava ... tal como começou há 50 anos atrás este lindo projecto ... a Dedicação aos Jovens!
Das 14h até quase às 20h, com a força do Hóquei em Patins e as exibições dos atletas (actuais e menos actuais) do clube, (..."e pá, que grande golo do Chana...", "... ena...o Pedro Santos ainda finta e sabe marcar golaços?...", comentavam todos quantos se deliravam com o espectáculo daquela "velhinha" dupla infernal e o espectáculo dos veteranos) havia glória e deleite, de quem assistia ao iniciar de uma festa que prometia algumas e bonitas surpresas!
No meio, a escola da Patinagem artística da Profª Ivoninha e o que de mais bonito tem os princípios de quem... um dia será a classe maravilhosa de grandes campeões na patinagem ou mesmo no hóquei em patins. O Pe Miguel sempre dizia..."sem saberes patinar, não pegas no stick...". Foi ver a grande euforia dos muitos pais presentes (afinal era o dia do pai e ali estava uma bela prenda).
Mas a Escola Salesiana, da qual agora a Juventude Salesiana é parte integrante, tem mais novidades e a Dança expressiva do Prof. João Melo e as suas bonitas dançarinas (algumas delas alunas da ESSA) e o Street Gym do Prof. Hugo, abrilhantavam a tarde bastante soalheira e davam um enorme ritmo ás comemorações dos nossos 50 anos.
Para terminar este grande dia, mais de 40 atletas (menos jovens) das antigas equipas de Andebol da AJS, mostraram em grande como ainda se remata, se marcam grandes golos nalguns voos extraordinários das laterais, as maravilhosas deslocações dos pivot's e as brilhantes defesas, como se alguma vez se conseguisse dizer que aquela gente já não se encontrava há bastantes anos, ou alguém conseguisse sequer pensar que não andaram a treinar para aquela exibição!
O dia 19 de Março terminava em exuberante festa e tinham estado em campo, desde os mais antigos aos mais recentes atletas, as provas da grande vitalidade de um projecto que... forma jovens!
Domingo 20 de Março de 2011. 50 Anos de AJS. 50 Anos de Formação dedicada unicamente aos Jovens.
Comentar é difícil, quanto foi o constante orgulho sentido durante todo o dia, de ter privado com um tão grande homem e tão grande projecto de formação dos Jovens.
Começando na bonita festa da Eucaristia, presidida (e quanta honra...) pelo Rev. Pe Artur Pereira (Vice-Provincial dos Salesianos) com a capela dos Salesianos repleta de gente, na sua maioria gente da AJS e em especial, com a presença do Sr Manuel Pinto, Vice-Presidente da APLisboa e do Vereador da CMCascais Dr Nuno Piteira, ao almoço de mais de 150 pessoas que confraternizavam relembrando sempre as suas memorias, esperavamos o auge destas comemorações:
- O descerrar de uma bonita e muito galante placa no pavilhão e a sessão solene no auditório, estas actividades também com a mui nobre presença do Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Cascais, Dr Carlos Carreiras, que assim se juntava aos mais bonitos e marcantes acontecimentos das comemorações dos nossos 50 anos.
Sem querer menosprezar nenhum momento que seja, do que se passou durante a totalidade do fim-de-semana A J Salesiano, tantas que foram as pessoas envolvidas, desde a organização a todos os participantes e familiares, gostava muito de salientar a cerimónia da sessão solene.

Para surpresa de muitos, abrimos com um pequeno e caseiro documentário, que tentava, num espaço de 30 minutos, relembrar e enaltecer o clube, a sua história e as suas recordações.
Mas foram, os mais longos 30 minutos de viagem individual e colectiva, de quem assistia, pois aos factos e ás fotos seguiam-se, risos, comentários, palmas e algumas lágrimas, tornando aquele pequeno espaço, no mundo da Juventude Salesiana. Não bastando, os pequenos discursos maravilharam toda a memória, dadas que foram quase unânimes as lembranças das passagens pela Escola e mesmo pelo Hóquei da Juventude Salesiana, quer do emocionado discurso do representante dos atletas Henrique Dinis (Russo), quer mesmo do Rev. Pe Artur Pereira ou mesmo do Dr Carlos Carreiras, (este último “queixando-se” mesmo de algumas stick'adas do saudoso Pe Miguel Barros...).

Vivemos naquele fim-de-semana, os momentos mais lindos de lembrança da história deste grande clube, deste grande projecto para formar jovens, que um dia o Sr Pe Miguel Barros decidiu criar como resposta a um desafio lançado daqueles que sempre foram, o seu mais importante elo de ligação aos princípios católicos e cristãos e, ideais de D Bosco: Os Jovens!

Como que, para terminar o evento em grande e um pouco de surpresa, surge-nos ao final de 2ª feira, um bonito e também bastante importante reconhecimento, no canal da televisão SIC Notícias, o relembrar dos 50 anos da AJSalesiana durante o programa "O Dia Seguinte".
De cariz totalmente desportivo e dirigido pelo grande amigo do clube e pai de um actual atleta, o Sr Paulo Garcia, quando todos ouvíamos atentamente os diversos comentários semanais e habituais dos comentadores residentes, é lançado como tema da semana, os 50 anos da AJSalesiana, os 50 anos de um projecto para formar jovens. Foram mais de 7 minutos em que o tema do Hóquei em Patins da Juventude Salesiana e o seu projecto para formar Jovens foi amplamente divulgado, "discutido" e relembrado em nome do Sr Pe Miguel Barros. Foi bonito sentir e ver que nunca é em vão o nosso esforço e a nossa dedicação à causa e fica expresso um especial agradecimento ao Sr Paulo Garcia, grande amigo do clube, pela sua disponibilidade e "oferta" para este cinquentenário.

Em nome de todos quantos estivemos bastante empenhados nestes grandiosos acontecimentos (em especial a Direcção da AJS), fica um enorme agradecimento aos atletas (dos mais jovens aos menos jovens), às suas famílias, aos grandes amigos do clube e demais representantes das diversas entidades convidadas e em especial, ao Rev. Pe Artur Pereira, Vice-Provincial dos Salesianos e ao Exmo. Sr. Dr. Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, pela sua presença, que muito nos honrou.

A Associação da Juventude Salesiana muito se enaltece com a presença de todos, nestas que foram as comemorações dos seus primeiros 50 anos.

A J Salesiana, um projecto para formar Jovens!

ACSequeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários, serão pré-autorizados pelo Administrador.