domingo, 10 de janeiro de 2010

Entrevista com Sr. Pe Taveira da Fonseca


Director da Escola Salesiana do Estoril e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Juventude Salesiana, o Sr. Pe. Taveira disponibilizou-se amavelmente, para uma pequena conversa sobre o “nosso” clube e um sonho tornado realidade na AJS:

Dentro da ESSA Estoril, fale-nos do Sr. P. Miguel e o seu Projecto AJS.

P.T – O Sr. Pe. Miguel é um Salesiano desta Comunidade do Estoril e que, um dia, imaginou chegar aos jovens através da criação da AJS.
Como membro desta Comunidade, imprimiu na AJS, o espírito salesiano vivido diariamente nesta sua Comunidade, que o apoia e sempre o mandatou para esta forma educativa.
A AJS é a Escola Salesiana do Estoril, numa original resposta à educação dos jovens e através do Projecto de um salesiano, o Pe. Miguel.

Que espírito está intrínseco na construção e na prática do Hóquei em Patins na AJS?

P.T – O espírito Salesiano: espírito de alegria, de vontade de viver, de responsabilidade e respeito pelos outros.
De luta por ideais nobres e pela construção do jovem, como pessoa feliz e principal agente na mudança para o futuro.

Existe diferença quando, se é e se tem formação “ AJSalesiano”?

P.T - Sim. Bastante.
O AJSalesiano é um atleta diferente pela sua postura de respeito, quer no campo de jogo, quer no relacionamento com os demais colegas, adversários, treinadores e monitores.
Percebe que o jogo deve ser tomado sempre com a máxima seriedade, mas com consciência que o mesmo desporto é um meio para crescer e um acto de formação contínua como pessoa honesta e respeitadora do próximo.

O actual Projecto – o Futuro! Para onde vai a AJS ?

A AJS vai para onde todos nós queremos que ela vá.
Sendo um Projecto Salesiano, que esta Escola acarinha, continuará a ser levado por diante, se aqueles que nele actualmente trabalham assim o quiserem.
Como é um Projecto em favor dos jovens, acredito que vai ter um grande futuro. Morrerá no dia em que se transformar num Projecto pessoal de quem quer que seja.

Obrigado Sr. Pe Taveira, pela confiança depositada e pelo inigualável apoio que a Escola, na sua pessoa, nos tem dedicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todos os comentários, serão pré-autorizados pelo Administrador.